Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

Fabricando Farmhouse Ale - Cervejaria Farol - Canela-RS/Brasil


Um breve descritivo da Farmhouse veiculado pela Cervejaria Farol
 
Eu me lembro que na época eu morava um tanto longe da Cervejaria e sairia cedo de casa para acompanhar a fabricação conjunta. Só falávamos da tal fabricação da Sazonal, que o Luciano Castro viria de Porto Alegre com os ingredientes e que alguns seriam bem crioulos digamos. Numa quarta-feira de sol tímido por volta das nove da manhã eu comecei a tirar fotos enquanto o Mateus e o Luciano moíam o malte para arriar, logo mais moeram sementes de coentro para já enquanto mosturavam descascar e picar cascas de bergamotas pokan, bem gordas.
 
Os ingredientes, gosto bastante desta foto.

Sim, a Farmhouse Ale da Cervejaria teve entre seus insumos “crioulos” casca de bergamota, pimenta do reino, semente de coentro e mel de Cambará. Até então tudo corria muito bem quando ao transferir o mosto e o bagaço para a clarificação as cascas de bergamota entupiram um dos canos do bombeamento, e foi preciso desmontar todo o circuito para encontrar o bolo de cascas trancadas no cilindro. Clarificação a parte, acho que foi por esse horário após o desentupimento que eu fui fazer o almoço da galera, que geralmente em dias de fabricação se resume a batata fritas, bife a milanesa e o terceiro varia entre queijo frito ou salsicha bock.



Cerveja Colaborativa é isso...

A Cervejaria Farol possui uma sala de brassagem integralmente alemã vinda de Goppingen, fabricada pela Jacob Carl e com capacidade de mil litros, duas tinas apenas e cuja operação é feita somente pelo Mateus desde a inauguração da Cervejaria em 2003, ou seja, é um quebra cabeças alemão que só ele sabe usar, em função disso, ele mesmo teve de desmontar para desentupir os canos sob os olhares curiosos do Luciano e deste que vos escreve.




Essa parte foi engraçada...


Passado esse “susto” tudo transcorreu bem, passamos ilesos pela fervura e adição de mel, lúpulos e na sequencia o whirpool. A essas alturas já tínhamos almoçado e o final da fabricação estava próximo, os equipamentos até agora também são importados, com exceção dos tanques de maturação e de armazenamento que são nacionais. A Cervejaria Farol atualmente tem capacidade produtiva de aproximadamente 120 hectolitros/mês e num primeiro momento não tem a intenção de envasar suas Cervejas servidas na torneira do bar diretamente dos tanques que geralmente contém Pilsen, Weiss e uma terceira sazonal que nesse caso seria a Farmhouse Ale substituindo a Doppel Bock.
Clarificando
 
Também já foram fabricadas por lá Pale Ale, Stout,  ESB, Weihnachts Ale, Oktoberfestbier e Framboise Bier. A Stout foi para o meu paladar a mais excelente de todas, seguida de perto pela Doppel e aí então a Farmhouse, as minhas três prediletas fabricadas no meu local de trabalho.

Outro momento bem entre "Culinária-Paneleiro"

Conheci o Luciano Castro durante um cafezinho na região central de Porto Alegre uns meses atrás sendo que o mote da conversa era sim produzir uma sazonal “colaborativa” utilizando ingredientes bem regionais, e assim foi feito, dando como resultado uma cerveja avermelhada com gradações alaranjadas oriundas das cascas de bergamota , extremamente aromática porém não enjoativa, com um paladar honesto de malte, mel e final picante. O coentro nesse caso contribuiu no aroma juntamente com o mel e a bergamota, realmente uma Cerveja complexa mas com drinkability bem alto.

A experimentar o mosto antes da fervura.
 
 
Lançada durante a Semana Farroupilha, lá pelo dia 15 de setembro, fez sucesso e deixou saudades a várias pessoas, e eu me incluo nesse grupo e o Sven Janssen também. A coloração da Farmhouse Ale da Cervejaria Farol a meu ver era o ponto alto da Cerveja com baixo amargor e corpo médio, era perseverante na medida certa, e como disse, deixou saudades, em termos de IBU's, creio que algo entre 35, e SRM segundo a tabela se enquadraria entre 17-22, e ABV de 5%,  causando além de boa impressão uma experiência sensorial diferenciada.
Queremos um Revival da Farmhouse Ale!
Segue(*)...
 
Cervejaria Farol
Rua Severino Inocente Zini, 150
Bairro Industrial - Canela-RS/Brasil
Fone (54) 3282-7007

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Cervejaria Edelbrau - Nova Petrópolis-RS/Brasil

 
 
Quando saí da Eisenbrück confesso que já estava ficando cansado da viagem, ainda que foram poucos dias, na semana anterior já havia rodado mais de mil quilômetros indo a Santa Catarina, e mesmo dormindo e descansando bem todas as noites, essa função de rodovias estranhas até então de moto é mais cansativa do que rodar em pistas conhecidas, pois nunca se sabe o que vem a cada curva.
Chegamos!!
A idéia de dormir na minha casa a essas alturas já me agradava demais na realidade, e estando em Nova Petrópolis, também estaria a 40 quilometros da querência “amada”. A Edelbrau é uma Cervejaria jovem, como tantas outras que vêm sendo implantadas no Estado. Durante o encontro promovido pelo GT e a AGM no Palácio Piratini em março deste ano, pudemos vislumbrar o lindo panorama que se descortina no segmento Cervejeiro Gaúcho, pois as Micro já passam de 40 e a estimativa é que em 2014 cheguem a 100 pequenas Cervejarias espalhadas pelo Rio Grande, ou seja, é o boom Cervejeiro tomando conta do nosso Pampa.
Já havia estado em outras oportunidades na Edelbrau, desde o inicio inclusive acompanho de forma discreta o andamento da Cervejaria, estive bem no principio das atividades conhecendo a sala de fermentação  e de brassagem, quando o Mateus ainda prestava consultoria a eles. A idéia surgiu durante uma viagem do Fernando e do sócio a Alemanha, voltaram com intenções de montar uma Cervejaria no pé da Serra, na cidade conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, apelido carinhoso e slogan muito bem colocado a simpática cidade de Nova Petrópolis, cuja imigração alemã fez questão de torna-la um munícipio florido, tranquilo e aconchegante.
Terra da Aldeia do Imigrante, da Banda Leebe e da Edelbrau, entre outros atrativos claro, a Cervejaria atualmente tem capacidade produtiva de 180 hectolitros, e com a expansão da linha através da aquisição de novos tanques, chegará a 300 hl muito em breve. A produção se dá num tribloco de 1000 litros “não gaúcho”, e deve se manter assim por enquanto, até que a distribuição que é feita em garrafas de 600ml e barris de 20,30 e 50 litros aumente de maneira a aumentar também a mosturação de cada batelada.
 
Uma Dunkel por favor, mas só 50 centavos.
 
A Edelbrau entrou forte no mercado, subindo a Serra com todo gás para ser oferecida em diversos bares e restaurantes em Canela e Gramado, o que poderia ser um revés para nossa vizinha Rasen, no entanto, a segunda se baseia em outra estratégia de mercado e lança seus tentáculos por vários estados do Brasil, aproveitando inclusive a edição da Brasil Brau 2013 para inaugurar uma distribuidora em São Paulo, o que não assegura total solidez, mas lá está.
Voltando a nossa visita; chegando lá fui recebido pela Estéfani, que muito simpática, porém sem entender direito o que um  barbudo motoqueiro doido estava falando, coisas sobre fotos, site, blog, visitação, brassagem, estilos e capacidade produtiva estava fazendo àquela hora da tarde na Edelbrau, mas de toda forma me atendeu bem, disse que em algumas informações ela não poderia me auxiliar e que não haveria forma de entrar na fábrica pois estavam em reformas, justamente para ampliação, tentei tirar alguma foto pela escotilha da janela, mas o reflexo não favoreceu. Na parte da entrada do prédio, contam com uma pequena butique para a venda de produtos da própria Cervejaria que incluem kits de Cerveja, copos e outros suvenires.
 
A Boutique da Edelbrau e a Estéfani, eu também barbudo e
ansioso por chegar em Canela
 
Atualmente a Edelbrau produz 3 estilos que são Pilsen, Weiss e Dunkel, todas pasteurizadas e envasadas, exceto no caso dos barris, claro. O Fernando Maldaner, um dos proprietários gentilmente me cedeu informações faltantes até então via facebook hoje mesmo, o que possibilitou escrever sobre a ultima Cervejaria visitada durante a jornada “Cervejeira” que fiz em fins de abril.  O start foi em 2011, num prédio construído para essa finalidade as margens da RS-235, o que também dá grande visibilidade a marca que como mencionei anteriormente, vem ganhando espaço no circuito da Serra Gaúcha e  muito desse sucesso também se deve a logística da Cervejaria, além a qualidade do produto apresentado.
O lance é que tirei umas poucas fotos do lado de fora da sala de brasagem e fermentação, degustei uma Dunkel que particularmente não é meu estilo preferido no entanto bem representado pela Edelbrau,  já que a Pilsen e a Weiss havia degustado em outras oportunidades e levando em conta que recebo feedback positivos sobre as Cervejas Edelbrau de alguns amigos aqui de Canela, despedi da Estéfani, a Téca, como disse a Fabiani Witt da Banda Leebe quando viu a foto dela, subi a Serra para Gramado e então Canela e aí minha casa.
Segue (*)...
 
Cervejaria Edelbrau
Av. XV de Novembro, 4024
Nova Petrópolis - RS/Brasil
Fone (54)3281-4555
CEP 95150-000
 
Sugerimos que leia o primeiro post desse blog clicando no link abaixo, e dê sequencia na viagem pelo interior do RS...O Inicio

sábado, 25 de maio de 2013

Cervejaria Farol - Canela-RS/Brasil - Parte I



Falar da Cervejaria Farol é como falar de um cômodo da minha casa, é a minha segunda casa onde encontro não só o prazer absoluto de trabalhar com aquilo que gosto, mas também reúnem-se pessoas que quero muito bem. Fácil falar, fácil descrever, hoje a Cervejaria Farol desponta no mercado regional nos segmentos cervejeiro, restauranteiro e de entretenimento, além é claro, do grande contexto turístico que oferece.
Como a minha "visita" a Cervejaria já dura 18 meses, escreverei em drops fatiando digamos os posts, de maneira a contar um pouco da história também e especialmente a parte fabril, as programações e ações de marketing desenvolvidas ao longo desses meses em que a gestão é do Mateus José da Silva. Alocada num prédio construído especialmente para ser Cervejaria que é uma réplica em tamanho de real de um farol, a Cervejaria é diferenciada em inúmeros aspectos, inúmeros mesmo.
A torre do Farol possui 32 metros de altura, correspondendo a um edifício de 6 andares com 137 degraus do nível do bar até o alto da torre, de onde se pode vislumbrar toda a região ao redor de Canela além de Caxias do Sul e São Francisco de Paula, um salve para o crepúsculo visto de lá de cima. O barato é que apenas uma pessoa construiu a torre dispensando 24 meses de trabalho árduo, dedicado e meticuloso, a simetria é perfeita.
Vou me concentrar nos diferenciais arquitetônicos da Cervejaria Farol, detalhes e curiosidades que tornam essa Cervejaria não só meu local de trabalho favorito durante toda a  vida profissional mas que também encanta a todos que a visitam. Composta de quatro ambientes distintos que são Bar, Restaurante, Bier Garten e Mezanino que tornam a proposta completíssima, a Farol hoje mantém uma tradição Cervejeira vinda da Alemanha desde o século 17, que é manifestada pelas mãos do Mestre Cervejeiro Mateus, camarada esse que nasceu com o dom da fabricação, bem como músicos nascem ou médicos ou escritores com respectivos dons, ele sabe fazer cerveja  e bem, sorte a nossa.
Farmhouse Ale com Mel de Cambará
 
O Bar da Cervejaria bem como todos os ambientes internos contam com aquecimento do piso e por radiadores de calefação o que no inverno é um baita diferencial, pois beber Cerveja parecendo um boneco de neve com tanta roupa não é lá a coisa mais agradável do mundo, ou seja, os clientes ficam a vontade e aquecidos mesmo quando na rua a temperatura baixa a graus negativos. O Bier Garten no verão é a menina dos olhos daqueles que saem de seus empregos por volta do cair da tarde e finalizam a noite com happy hour’s animados e regados a boas cervejas e petiscos.
Nos ambientes mezanino e restaurante com grande frequência são realizados aniversários, formaturas e até casamentos, e vos digo, a vibe é única, ponto para nós novamente o astral da Cervejaria é algo jamais visto, o índice de satisfação dos que lá realizam seus eventos é de praticamente 100%, e falo com conhecimento de causa pois eu é que realizo as reservas e posteriormente solicito feed back dos envolvidos.
German Pilsen Farol
 
Evidentemente esse sucesso se deve a uma Equipe inteira e não somente a beleza arquitetônica do local e excelentes Cervejas, a receita é uma miscelânea de fatores positivos que nos levam cada vez mais ao gosto do clientes, sejam turistas ou locais. A decoração é algo digno de atenção com colunas repletas de garrafas de Cerveja nacionais e importadas, as boas é claro, que em determinadas situações são consumidas pela própria equipe em confraternizações animadíssimas, pudera, Cerveja é uma festa. Além disso compõem a decoração bolachas de chopp do mundo inteiro além de canecos de chopp diversos, estes gentilmente cedidos em caráter de empréstimo para exposição pelos próprios clientes, quadros e plaquetas cervejeiras compradas pelo Brasil e Europa pelo Mateus e a Gabi.
 
Outro ambiente que chama a atenção na Cervejaria são os banheiros, muito aço escovado e mármore fazem desses toilletes os mais bonitos da Serra, como costumo brincar com os clientes durante as visitações. Bem lembrado e em tempo: promovemos visitações diariamente com turistas e locais interessados em aprender e conhecer um pouco mais do processo Cervejeiro, algo tão trivial muitas vezes abrir uma Cerveja significa que algo está sendo celebrado, porém o processo é muito vasto e interessante, vale a pena participar de uma visitação, seja ela técnica ou mesmo explicativa somente.
 
Filé Grelhado ao Molho Mostarda
 
Unir fabricação de boas Cervejas a um cardápio variado de pratos e petiscos estando um tanto fora do perímetro urbano e ainda assim ter êxito e bom público semanalmente é uma tarefa árdua, seja pela carga tributária ou pela distancia do centro de Canela, trabalhamos dia após dia de maneira mútua e concomitante uns aos outros para que o movimento não decline e para isso lançamos mão de muita criatividade, auxiliados pela Vivaz Comunicação  e sua equipe muito prestativa. Ou seja, diariamente tiramos Cerveja de pedra, quem é envolvido com esses dois setores sabe perfeitamente do que estou falando, A&B e Cervejaria numa equação simples resulta em trabalho, muito trabalho, recompensado de maneira imediata através dos feedbacks positivos que recebemos.
Tanques de Armazenamento
Como se já não bastassem atrativos que deem agua na boca e desejo de visitar a Cervejaria Farol, ainda contamos com um amplo estacionamento cuidadosamente projetado entre a mata nativa que rodeia o prédio Farol, além de transporte gratuito para hotéis de Canela e Gramado, internet wifi liberada, valores atraentes, aliás muito atraentes em comparação com a realidade de cardápios da região. São ao todo 180 cadeiras na parte interna, considerando bar, mezanino e restaurante além de 40 lugares somado o Bier Garten.
 
A programação é dinâmica e pode ser acompanhada no site www.cervejariafarol.com.br, a Cervejaria funciona de terças-feiras a domingos, em horários específicos durante a semana e praticamente o dia inteiro em sábados e domingos. Como uma das grandes atrações da semana temos a Terça Doble: rodada dupla de chopp a noite inteira e com música ao vivo a partir das 22:00 horas com a banda residente da casa, a Bier Rock Band, cujo sucesso tem sido tão grande que outras casa tem procurado contato para contratação. Ainda durante a semana jogos de futebol ou partidas de outros esportes que estejam em voga são transmitidos em tempo real no telão que fica no bar e contempla a todos que ali estiverem, também algumas mesas do mezanino conseguem visualizar as  atrações no telão.
Deivid Wallauer
Em finais de semana, além de cursos de cerveja artesanal, temos música ao vivo a partir das 22:30 horas, e novamente com todo conhecimento de causa vos digo que nosso case de músicos é de primeira linha, os melhores estão lá, todo final de semana embalando a galera presente com estilos musicais que alternam entre o rock até a MPB. Reitero que toda a programação pode ser verificada no site, no qual tenho o cuidado de manter atualizado semanalmente.
O dia em que fabricamos uma Farmhouse Ale
 
Como comentei no inicio do texto, falar sobre a Cervejaria Farol na sua plenitude tornaria essa postagem imensa e talvez monótona ao leitor, portanto finalizo aqui e dou sequencia a mais cinco ou seis textos relativos a Farol nos próximos dias.
Segue (*)...
Cervejaria Farol
Rua Severino Inocente Zini, 150
Bairro Industrial - Canela-RS/Brasil
CEP 95680-000
Fone (54)3282-7007
 
 

Cervejaria Eisenbrück - Feliz-RS/Brasil


Chegando em Feliz, é bem fácil encontrar a Eisenbrück, Cervejaria  fundada em 2006 que começou a operar em 2007, é com certeza um dos orgulhos da cidade lado a lado com a qualidade de vida e a produção de frutas gostosas, pequenas e vermelhas como morangos e amoras. Há por lá uma ponte de ferro centenária e o nome da Cervejaria é uma homenagem ao povo alemão que colonizou  a região nos idos do século 18. O Mauri da Hunsrück em uma das visitas que fiz a eles me contou a história do dialeto e da região da Alemanha chamada Hunsrück, que remete à época em que os Hunos dominavam aquele espaço da Europa. Cerveja é história.
Na chegada, logo a esquerda placa indicando a Cervejaria
A proposta da viagem sempre foi: “chegar, se apresentar e visitar”, em nenhuma das Cervejarias fiz contato prévio antes da visita, ou seria ou não seria. O fato é que o Fernando me atendeu super bem, este que é um dos proprietários da Eisenbrück que além de Cervejeiro junto com o sócio forma uma dupla de inventores, pois eles mesmos desenvolveram grande do parte do setor fabril, e não só isso, também envasadoras e outros equipamentos.
O prédio além da sala de fabricação conta com um espaço degustée muito bem montado, que eventualmente é utilizado para encontros, degustações, workshops e outras situações envolvendo apaixonados por Cerveja, e também a parte administrativa anexo, onde logo na chegada se pode adquirir não só cervejas, mas também bonés, camisetas e outros suvenires da marca de Feliz. As cervejas são vendidas em forma de chopp embarrilado, garrafas de 1 litro e também 600 ml.
 
Feito! Seremos recebidos.
Atualmente a Eisenbrück produz 5 estilos de cerveja que são: Pilsen, Weiss, Extra, Dunkel e Süss na ocasião degustei uma Weiss e uma Pilsen direto do tanque, e antes de sair comprei uma garrafa de Extra, süss eu particularmente não sou muito fã, e Dunkel acabei degustando na Edelbrau em Nova Petrópolis. O bate papo com Fernando foi muito proveitoso uma vez que debatemos sobre a Acerva, AGM, participação em eventos e o fomento a cultura Cervejeira que agiganta no Estado a cada mês, mutuamente nos colocamos a disposição para parcerias futuras, em termos corporativos foi uma das melhores visitas.
 
João Fernando Müller - Sócio/Diretor Comercial
As cervejas não passam por filtração nem pasteurização, o que ótimo, como já comentei anteriormente, muito me gustam as turvas e com sedimentação de leveduras. A sociedade compõe-se de quatro ex-funcionários da antiga Serramalte, um deles atua na área de metalurgia e portanto, a inspiração de literalmente por a “mão no aço” partiu daí. Conheci também esse camarada, ambos muito receptivos e corteses. Enquanto conversávamos alguns moradores chegavam para comprar cervejas geladas e saiam tranquilamente com suas Eisenbrück's pela rua afora, notório o evidente orgulho que sentiam por ter no pátio de casa uma Cervejaria. Importante lembrar que a Prefeitura de Feliz apoiou o projeto e cedeu o terreno para implantação da fábrica, isso é que é incentivo!
 A brassagem da Eisenbrück é tribloco também e foi integralmente desenvolvida pelos sócios, com exceção das tampas convexas que foram adquiridas por empresas de fora, o mesmo vale para os tanques fermentadores e de maturação, alguns com capacidade para 8 ou seis mil litros. As panelas de cozimento são de mil litros, como é quase padrão em Cervejarias de pequeno porte e especialmente focadas na qualidade do produto.
No fim das contas, não costumo andar com mais de dez reais na carteira, além do cartão de crédito, por esse motivo, não consegui comprar a camiseta que eu queria, pois não pretendia entrar em Feliz somente para ir ao banco sacar dinheiro, mas isso é bom pois terei de voltar para adquirir suvenires, mas ainda assim ganhei um chaveiro da Cervejaria.
Agradecendo com veemência a recepção e a explicação toda de como surgiu o projeto, coloquei minha garrafa de Extra na mochila, amarrei tudo e segui viagem. Próxima e última parada do dia: Nova Petrópolis.
Segue (*)...

Cervejaria Eisenbrück
Rua Orlando Bruno Müller, 80
Bairro Bela Vista - Feliz-RS/Brasil
CEP - 95770-000
Fone (51)3637-3417
João Fernando Müller
www.eisenbruck.com.br


Cervejaria Urwald - São Vendelino-RS/Brasil




 No ano passado quando fomos ao Biertag na Sociedade Orfeu em São Leopoldo, nossos vizinhos de stand eram a Lisete e o Augusto, um casal gente finíssima proprietário da Urwald, na ocasião ficamos batendo um papo breve e inclusive dando uma “atenção” para o stand as poucas vezes que foi preciso se ausentar.
Quando nós chegamos...Augusto na "faxina"...
 
Eu tinha acabado de almoçar o tal pastel no posto, e seguia numa fila indiana interminável na rodovia, para quem quiser fazer o caminho, eu saí de Estrela pela rodovia RS-453 almocei em Carlos Barbosa e agora de repente em baixa velocidade na fila que comentei antes, vi uma placa pequena verde com letras brancas informando sobre a Cervejaria e pensei como tinha sorte de ter pego tanto trânsito pois a 100km/h em caso de estrada limpa eu teria passado sem notar.
A Cervejaria Urwald de setor fabril a espaço de convívio é muito agradável, o prédio é jovem e bem ilumado, logo na entrada o Augusto colocou uma bomba de gasolina antiga ao lado do balcão que segue com garrafas e siphons da Urwald, uma cervejaria cool, com um espirito jovem.
 
Como disse, o bar é alegre e agradável.
O fato é que eles abrem em horário comercial, enquanto o Augusto está por lá fabricando, monitorando e outros afazeres mais, é possível chegar na Cervejaria e abastecer seus siphons ou mesmo adquirir garrafas de 600ml ou 1 litro, das Cervejas estilo Weiss, Pilsen ou Pilsen Extra. Na ocasião degustamos duas delas, a Pilsen eu já tinha degustado no Biertag e a Weiss surpreendeu positivamente.
O local funciona como bar até as 21:30 em dias específicos e serve como petisco para acompanhar o chopp salsichas bock com mostarda alemã, além disso, mesinhas de madeira bem estilo boteco são espalhadas dentro e fora do prédio, realmente para a população da região um lugar agradabilíssimo de frequentar, fica as margens da rodovia em frente a um outro prédio antigo onde funciona um armazém.
Fabricando numa brasagem de 500 litros tribloco e com tanques que conferem uma capacidade produtiva de até 100 hectolitros/mês, a intenção do casal é ampliar a produção em breve, para atender a demanda local e também ter mais tanques de maturação para a fabricação de outros estilos sazonais, uma vez que as sazonais já são produzidas a exemplo da Doppel Bock. Uma outra vantagem bacana de se visitar a Urwald é que eles possuem uma linha de produtos personalizados como copos de variados estilos, camisetas e kits de garrafas em caixinhas de madeira feitas especialmente para este fim.
 
Em breve, ampliação pela aquisição de novos tanques.
 
Como sou o típico “patrocinado” ou seja, gosto mesmo de andar com camiseta de outras empresas, e passo a maior parte do tempo da semana vestindo as minhas clássicas da Cervejaria Farol, desde o Biertag já tinha solicitado, leia-se intimado, o Augusto a me dar ou vender uma camiseta, e primeiramente a idéia era comprar, porém ainda não tem máquina de cartão de crédito na Cervejaria, assim, ganhei uma camiseta, que jóia.
A cidade de São Vendelino foi uma das primeiras a hospedar uma Cervejaria no Rio Grande, ainda no século dezoito e a partir de uma viagem a Alemanha o casal se inspirou e começou a mirabolar a criação de sua própria cerveja que só saiu do papel em 2011, mas o importante é que saiu, e a partir de então, vem abastecendo o Kerb da cidade e outros eventos no entorno.
 
Lindona essa Weiss.
 
Sem sombra de dúvidas, vale a visita, pelo contexto, pelas  cervejas e pela simpatia dos proprietários, foi a única Cervejaria que eu me permiti mais que degustar e assim, lambendo os beiços bebi Weiss e Extra com o Augusto enquanto ele atendia um ou outro cliente que chegava com o porta malas cheio de garrafas a serem enchidas ou cambiadas por outras cheias. Novamente, pelas 15:30 amarrei as tralhas na moto e dei continuidade a viagem, próxima parada: Feliz.

Segue (*)

Cervejaria Urwald

Rua da Cooperativa,240 – Centro

São Vendelino-RS/Brasil

Fone (51)9587-2843


Horário de atendimento:

Fábrica e Varejo:

Segunda à Sexta-feira: Manhã: 8h30 às 12h / Tarde: 13h30 às 18h

Sábados: Manhã: 9h às 12h / Tarde: 15h às 21h

 

Espaço Happy Hour » Sexta-feira: 18h às 21h / Sábado: 15h às 21

sexta-feira, 24 de maio de 2013

De Guaporé a Prost Bier - Estrela-RS/Brasil


Em Guaporé não foi muito difícil de encontrar um hotel, aliás fiquei super feliz de após passar uma noite digamos como um presidiário na pousada do Baixinho, o hotel em que me hospedei tinha wifi, televisão e até telefone no apartamento, um luxo só, se comparado ao da noite anterior.

Depois de me instalar, fui em busca de algo para comer e se possível beber uma cerveja bacana, logo no centro estacionei na esquina de uma lancheria, e quando estava pisando no primeiro degrau da entrada me chamou a atenção uma outra casa distante uns 50 metros, Primmo Café, nem titubeei pois imaginei que pelo estilo da fachada ali deveria ter cervejas especiais, estava certo. Um salve para os valores de cardápio e para a berinjela caponata servida como antipasti acompanhando uns pãeszinhos caseiros bem gostosos.

Um salve al revés para o atendimento que não exatamente era ruim, no entanto, como eu estava barbudo, “cabeludo” e de bermuda, além de os garçons não terem visto de onde cheguei se estava a pé ou não, ficaram de marcação  quase o tempo todo, me pareceram receosos que eu fugiria correndo com um vidro de azeite de oliva embaixo do braço, realmente não gostei.

 
 
O fato é que comi e bebi numa boa e em boa quantidade e a conta não passou dos R$28,00, e na volta para o hotel a Croc Old Ale do Henrique Dopke estava na temperatura ideal de consumo, e assistindo ao Jô Soares degustei a cerveja andante que me fazia companhia desde Santa Cruz, como já mencionei anteriormente, muito me agradou, o tostado do malte e o aroma amadeirado oriundo dos barris de carvalho geram uma sensação de retrogosto excelente, algo entre uma Trippel e uma Stout, mas sem fugir da raíz Old Ale.
 
 
No outro dia logo cedo, amarrei a bagulhada toda na moto e parti em direção a Estrela, a rodovia como era de se esperar dada a região é muito bonita com belas paisagens e alguns  vislumbres de vales, cogitei inclusive desviar para Veranópolis unicamente para tirar uma foto no Parador 99, logo na descida da serra para Bento Gonçalves, mas desisti da idéia por não conhecer a rodovia (como se isso fosse um grande empecilho). A manhã estava fria e por volta das 10:30 cheguei na cidade que acolhe a fábrica da Prost Bier.

 
Infelizmente, não tive uma grande recepção, inclusive o prédio é tão camuflado quanto o da EuroBier, o que resultou num erro de trajeto de 6 quilometros, mas de toda forma, chegando lá, o funcionário que me atendeu foi breve e pontual, me cedeu alguns rótulos e bolachas, avisou que não era possível tirar fotos e diante disso, não tivemos uma conversa muito prolongada, me despedi e segui direto para Carlos Barbosa, pela região de Westfália. Um grande barato a rodovia, foi um dos trechos mais interessantes embora na realidade não houvesse nada de tão especial, mas me parece que a atmosfera das regiões colonizadas por alemães e italianos é diferente, num todo.
 
 
 
Vale lembrar que a Prost Bier existe desde 2006, e produz atualmente Chopp Pilsen, além de cerveja Pilsen e Weiss, distribuidas na região do Vale do Taquari, infelizmente não tenho fotos do setor fabril, mas posso afirmar que a venda de suas cervejas é apresentada em várias versões de vasilhames, desde siphon's a long neck's.
Almocei num posto de gasolina em Carlos Barbosa e matei um tempo na praça principal, onde pude fotografar a Igreja e acompanhar a movimentação dos nativos. Ainda no posto recebi a ligação do Fabrício Ecker me comentando que a Cervejaria Farol havia sido motivo de uma matéria na Zero Hora, e que inclusive um vídeo explicativo do Mateus falando sobre o processo cervejeiro estava fazendo sucesso no site do jornal, que ótimo, fantástico, agradeci e dei sequencia ao percurso, próxima parada : Cervejaria Urwald.
 
Prost Bier Cervejaria
BR-386 - 590 - CEP  95880-000
Fone (51) 3720-1005

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Hunsrück Cervejaria - Dois Irmãos-RS/Brasil

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bem, abrindo um parêntese na rota Cervejeira das férias, hoje estou em Dois Irmãos, em maio já, vim visitar alguns pontos de venda com o Miguel da Hunsrück com a intenção de aumentar as vendas de chopp e de cerveja envasada da Hunsrück.
A Cervejaria Hunsrück existe desde 2011 na cidade de Dois Irmãos, administrada pelo Miguel e pelo Mauri, possui capacidade produtiva média de 13 mil litros/mês, com uma brassagem tribloco de 500 litros, produz atualmente os estilos Pilsen, Pilsen Extra e Weiss com trigo tostado, dando um efeito turvo muito bonito a Cerveja. Todas as cervejas são fabricadas pelo próprio Miguel e atualmente são vendidas tanto em garrafa quanto em barris.

 
Degustando uma Pilsen filtrada em meio aos tanques
 
 
Eu já tinha visitado a Cervejaria ainda em 2011, e desde então temos estreitado as relações comerciais e amigáveis com o pessoal daqui, e a outra boa notícia é que em D. Irmãos mora a Márcia Mallmann, uma amiga querídissima que inclusive foi até o Confraria do Chopp bater um papo conosco agora a pouco.
A Cervejaria está situada no Bairro Travessão alocada num prédio construído para essa finalidade numa área quase rural da cidade, muito bonito o percurso até lá e que segue até o centro de Novo Hamburgo. É possivel através do telefone ou do email que consta abaixo encomendar qualquer um dos três estilos disponíveis direto na tua casa, ou na festa de casamento ou formatura, a critério, o importante é saber que sim, o delivery funciona perfeitamente e o preço do litro é realmente atraente. Conhecendo a Cervejaria e os Cervejeiros envolvidos no processo, só posso dizer que sim, recomendo.
 
Miguelito tirando uma direto do "rabinho do Cervejeiro"
 
 
O Miguel iniciou as atividades com a supervisão do Mateus, nosso Cervejeiro na Cervejaria Farol, e atualmente fabrica sem o auxilio e inclusive já treinou outro empregado para a função caso necessário na sua ausência. Distribuidora oficial da Festa de Kerb da cidade de origem, tivemos o prazer de participar da festa no ano passado ao retornar do Biertag, resolvemos fazer um pit stop por aqui e aproveitar o final do evento. Chopeiras da Eltz com vazão de 80 litros/hora garantiram o fornecimento ininterrupto do melhor chopp produzido na região, inclusive no Bierbörse há um modelo feito quase sob medida para a situação de uma chopeira tripla com sistema de CO² todo independente, ou seja as extratoras e o cilindro só possuem uma válvula, ou que altera de fato é que o CO² vem através de conduits separados somente por uma espécie de multiconexão ao chegar próximo dos barris.
 A Hunsrück busca ganhar espaço na sua cidade de origem e também nas do entorno, como Novo Hamburgo, em função disso visitamos alguns pontos de venda, como Bierbörse e a Confraria do Chopp, ambos locais com enfâse na vida noturna e musical, por assim dizer, ou seja, bar com um cardápio variado e música ao vivo a partir das 22:00 horas geralmente.
 
Aí está!
 
 
 
Dessa vez o hotel é uma beleza, com ótimas instalações, infelizmente só temos cerveja "comum" no frigobar, mas tudo bem, afinal de contas amanhã cedo receberei um grupo da faculdade de Cricíuma na Farol, e pretendo levantar acampamento bem cedo, como o tempo está bom, vim de moto, claro.
A Hunsrück tem um bom potencial, pois suas cervejas de qualidade certamente em breve cairão no gosto da população do Vale dos Sinos e é esse também o motivo da visita: contribuir através de idéias para o crescimento da Cervejaria. Em breve teremos novidades, sem dúvida.


Segue (*)

Cervejaria Hunsrück Ltda
Rua Alberto Rubenich, 1617 - Bairro Travessão
CEP - 93950-000
Dois Irmãos - RS - Brasil
miguel@hunsrück.com.br

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cervejaria Farrapos - Passo Fundo-RS/Brasil


 
Como no fim das contas eu não tinha GPS e estava viajando somente durante o dia, eu parei e perguntei sempre que tive dúvidas, como achar o Parque da Roselândia em Passo Fundo, que é onde a Farrapos está instalada e muito bem instalada. Depois da BierSite foi um dos lugares mais tranquilos de encontrar, e a exemplo das de Santa Cruz também a recepção foi bem bacana. Logo na chegada, o prédio me lembra um jogo de computador que tive que chamava Outlaws e era baseado na Espanha do inicio do século, o prédio onde eventualmente promovemos palestras para condôminos no Reserva da Serra tem um estilo que remete a essa arquitetura também.
 
 
 
Eu tive boas referências ao visitar essa Cervejaria através da Cervejaria Farol e tive o privilégio de bater um bom papo com o Luciano e o Marcelo enquanto visitava as dependências da fábrica e degustava moderadamente uma Pilsen e em seguida uma Extra, ambas encorpadas e turvas, que para o meu gosto, são as melhores cervejas, não desmerecendo as filtradas ou simplesmente sedimentadas, questão de gosto.
Com uma configuração bem planejada, os tanques formam filas que  compõem a vista do mezanino da Cervejaria, onde atualmente se guardam utensílios, naturalmente será um espaço de degustação e convívio cervejeiro pois é de fato privilegiada, conforme se vê na foto abaixo. No fundo a direita, já está uma  pasteurizadora de imersão recém adquirida e também uma envasadora, ou seja, a produção de 250 hectolitros/mês vai ser oferecida em mais opções de envase. Ponto para a Farrapos, e para Passo Fundo pois quanto mais o conceito “beba menos, beba melhor”, se difundir eu vejo que só temos a ganhar.

 
 
Logo na entrada da Cervejaria entre a vidraça que separa dos tanques há algumas mesinhas altas onde ficamos conversando sobre as Cervejarias e degustando brevemente a ultima amostra das Cervejas Farrapos, eu que pretendia dormir em Estrela ainda no mesmo dia com a intenção de no dia seguinte conhecer a Prost Bier. Pelas quatro e dez eu decidi agradecer a cordialidade, convidar para conhecer a Cervejaria Farol, e na sequência amarrei as coisas todas na moto e me despedi dos novos parceiros da cerveja e da Roselândia. Ao chegar no pórtico do parque senti que o freio traseiro não respondeu de imediato e pensei primeiro em pneu furado e em seguida temi que fosse nos freios como de fato era, algum pedaço de pano de forma inédita se enfiou entre a pinça e o disco de freio traseiro dificultando a funcionalidade. Consegui tirar algumas tiras do trapo e com o freio à metade da eficácia retornei para a rodovia sentido Marau.
 
 
 
Mesmo diminuindo a velocidade média ainda estava receoso da falha no freio felizmente parei para abastecer e com uma chave de fenda consegui retirar os pedaços de trapo quente no disco do freio, tudo certo. Marau, em seguida Vila Maria,Casca, quando a rodovia deixa de ser a RS-324 e seguimos pela RS-129 passando por Serafina Corrêa quando já caia a tarde, e ainda faltavam mais de 100 quilometros. Há alguns anos eu estive em Guaporé comprando um cilindro de massa direto na fábrica para um restaurante em que trabalhei, e tinha uma breve noção de como a cidade se distribuía além do pórtico, portanto no cair da tarde acabei por buscar um hotel antes de chegar a Estrela, e foi em Guaporé que encontrei.

Segue (*)
Cervejaria Farrapos
Avenida Araucária,  1450
Bairro Roselândia – CEP 99066-000
Passo Fundo-RS/Brasil
contato@farrapos.rs

Tapejara - EuroBier


Saindo de Carazinho, eu deveria ter ido a Ijuí conhecer a Cervejaria de mesmo nome, ou melhor, Ijuhy. O Mateus tinha me comentado que valia a pena pois era grande e tinha barzinho  anexo e tal, com alguma programação ou algo assim,  mas pensei que se pretendia ver o bar funcionando teria que dormir por lá, cerca de 110 quilometros mais para o centro do Estado digamos, e o que eu infelizmente não dispunha tanto assim, era tempo.

Essa placa valeu a ida a Tapejara.
Lógico que nos primeiros dias de férias fiquei numa boa em casa, depois eu e a Geovana fomos para Santa e no fim das contas restavam menos de 7 dias para fazer a viagem e ainda alguma coisa em casa, nem torcer pra chover e dormir a tarde toda, por esse motivo na quarta-feira fiquei com preguiça de viajar mais longe e resolvi ir a Tapejara conhecer a EuroBier, já que o desvio seria de 100 quilometros considerando já a chegada a Passo Fundo.

A rodovia te conduz entre plantações de soja, passando por tratores, colheitadeiras, placas de denominação de origem, soja colhida, soja “filhote”, enfim, é o progresso e o povo gaúcho trabalhando. Com curvas acentuadas, curtas e fechadas a estrada é além de divertida para se pilotar sozinho, um espetáculo a parte sem dúvida, e também nesse trecho havia uma empresa fazendo manutenção no asfalto, como fora em praticamente todos os trechos da viagem. Sem esquecer das cooperativas de criação de galinhas  que de tantos em tantos quilômetros davam o ar de sua graça, no sentido mais do ar do que da graça.
Interessante como são as multinacionais, Tapejara é uma cidade do interior, nada de anormal, uma Igreja bonita, uma rua principal com bancos no canteiro central, transito tranquilo porém com semáforos. Vale comentar que eu tenho problema com semáforos, pois de tanto andar de moto entre Canela e Gramado, quando vou a outras cidades os primeiros dois semáforos eu quase esqueço de prestar atenção, mas depois passa. Mas voltando ao assunto das multinacionais, o fato é que o posto Shell de Tapejara, é idêntico a um outro Shell de grandes cidades, que beleza que é o padrão.

Dispensa comentários, baita edificação.
E foi nesse posto Shell que eu almocei um pastel e uma caixa de suco de laranja, para dali a 20 minutos tentar descobrir como chegar a Eurobier. Apesar de ficar no final da avenida principal da cidade não é uma empresa tão conhecida como deveria, visto a proporção da capacidade produtiva. Chegando ao portão da Cervejaria, não passava das 13 horas e não estranhei que ninguém atendesse ao interfone, e por conta disso resolvi encontrar um banco desses de praça ali por perto para aguardar o inicio do turno comercial normal.
Encontrei uma sombra na descida de um morro  com um banco de concreto e fiquei por ali bebericando o suco de laranja meio morno já e acompanhando o movimento da cidade enquando não abriam a EuroBier. Passado o tempo, fui recebido por um camarada que disse não poder me ajudar digamos, pois quem decidia era a esposa do dono ou o próprio dono. Pedi se podia aguardar um dos dois chegar e ele incrédulo e de certa forma blasé, me deixou esperando numa sala logo no hall de entrada.
Sala de espera...bem de boa.
 

Dali pude ver alguns tanques que me pareceram brassadores, mas não poderia afirmar, não entendi muito bem a configuração, e o ângulo não contribuía muito. Segui sentado pensando na furada que eu tinha entrado, pois caso não me atendessem o percurso  todo seria um pouco em vão, com ressalvas as paisagens da rodovia. O fato é que a dona chegou e me atendeu de maneira cordial sinalizando mais cordialmente ainda que não, não era possível olhar, visitar, tirar fotos, perguntar. Argumentei que havia conhecido a cervejaria numa matéria da Revista da Cerveja e que havia viajado 100 quilometros estritamente para aquela visita, e diante de nenhuma reação diferente ofereci o exemplar da Revista rabiscado com quilometragens e anotações de ordem de visitação para ela na mesma página onde figurava aquela empresa, agradeci e voltei para Passo Fundo.  Talvez 14:15, por aí. No fim das contas valeu a pena, lamentei só por não visitar a fábrica mas a proprietária foi educada e normas são normas.
 

Segue (*)
Cervejaria EuroBier
Av. Sete de Setembro, 3333
CEP - 99950-000
Tapejara-RS/Brasil
 
 

BierSite Microcervejaria - Carazinho-RS/Brasil


Fachada do prédio do setor fabril
 
A Cervejaria BierSite, conta com um complexo de bar, pub, espaço para eventos, pavilhões, quiosques e tanta estrutura que eu fiquei perplexo,  segundo o Daniel, Cervejeiro que me levou para fazer um tour pela Cervejaria e seus apêndices, a casa comporta se utilizados todos os espaços até 8000 pessoas. É muita gente.
Logo na entrada, entre o prédio do setor fabril e os outros tantos, há uma placa sinalizando tudo o que a BierSite oferece. O pub, por volta das 9 da manhã já estava aberto e foi ali que perguntei ao rapaz que enchia um carrinho de supermercado de garrafas pet contendo Pilsen filtrado com quem eu poderia falar a fim de visitar as dependências. Muito solícito Fábio me direcionou a sala do administrativo, onde fui muito bem recebido novamente, até agora a viagem seguia dando certo.
Feitas as apresentações, sou da Cervejaria Farol, estou em férias viajando pelo Rio Grande conhecendo as cervejarias e tudo o mais, o Daniel me levou a conhecer a fábrica, antes disso passamos por uma sala repleta de chopeiras perfilada que dava gosto de ver. Bom, a BierSite trabalha somente com chopp Pilsen, filtrado ou não, e o Daniel é o Cervejeiro desde que o antigo saiu da empresa e montou em Passo Fundo a Santa Madre, que eu pretendia visitar, mas infelizmente não alcancei o objetivo em função do horário.
Brassagem - 1000 Litros
A parte fabril da BierSite é um amplo galpão, que na fachada revela arcos dando um ar de casarão de fazenda, mas ao mesmo tempo contemporâneo, todo de tijolos a vista. Entre um tanque fermentador e outro chegamos a brasagem, também tribloco de 1000 litros que é a mesma desde o inicio das atividades da Cervejaria.  Degustei a pilsen não filtrada e como era de se esperar, se mostrou uma pilsen clássica maltada e turva, típico da não filtração, notoriamente, me lembrou ainda que superficialmente a pilsen da Farol, embora com lúpulo não tão evidente. A produção média mensal da Cervejaria é de 36 mil litros, estes servidos nos diversos ambientes citados acima e também vendidos em garrafas pet de 2 litros transparentes e rotuladas da BierSite ao custo de R$7,00 a unidade, no próprio brewpub que funciona também em horário comercial. No brewpub a torre de chopp está sempre com o topo condensado e de frente para o tanque que a abastece, ainda que a fábrica fique distante cerca de 80 metros do tanque do brewpub, tudo encanado de um para o outro.
A torre congelada do Brewpub
Ainda envolvido nesse tour por um labirinto de prédios, fomos a um local onde acontecem raves, depois a outro que promove festas de debutantes, casamentos, palestras, encontro empresariais entre tantas outras possibilidades. Agora deu, pensei. Nada, conheci um outro pavilhão enorme onde aconteceu por exemplo o show do Capital Inicial em 2012, com capacidade para 4 mil pessoas, de impressionar mesmo, e todos os ambientes interligados entre si, porém com entradas independentes, um projeto de tirar o chapéu definitivamente.
Bom, a visita a BierSite superou as expectativas, Cervejaria grande, bonita e bem dividida no quesito ambientes abertos ao público, sobretudo a cordialidade e receptividade do pessoal de lá. Agradeci, peguei o contato da Santa Madre com o Daniel, tirei algumas fotos e voltei para o hotel já planejando a ida para Tapejara, onde fica a EuroBier.
 
BierSite Microcervejaria
Av. Flores da Cunha, 777 - Carazinho-RS
CEP - 99500-000 FONE (54)3331-4551
Daniel Machado - Gerente/Cervejeiro