Seguidores

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tapejara - EuroBier


Saindo de Carazinho, eu deveria ter ido a Ijuí conhecer a Cervejaria de mesmo nome, ou melhor, Ijuhy. O Mateus tinha me comentado que valia a pena pois era grande e tinha barzinho  anexo e tal, com alguma programação ou algo assim,  mas pensei que se pretendia ver o bar funcionando teria que dormir por lá, cerca de 110 quilometros mais para o centro do Estado digamos, e o que eu infelizmente não dispunha tanto assim, era tempo.

Essa placa valeu a ida a Tapejara.
Lógico que nos primeiros dias de férias fiquei numa boa em casa, depois eu e a Geovana fomos para Santa e no fim das contas restavam menos de 7 dias para fazer a viagem e ainda alguma coisa em casa, nem torcer pra chover e dormir a tarde toda, por esse motivo na quarta-feira fiquei com preguiça de viajar mais longe e resolvi ir a Tapejara conhecer a EuroBier, já que o desvio seria de 100 quilometros considerando já a chegada a Passo Fundo.

A rodovia te conduz entre plantações de soja, passando por tratores, colheitadeiras, placas de denominação de origem, soja colhida, soja “filhote”, enfim, é o progresso e o povo gaúcho trabalhando. Com curvas acentuadas, curtas e fechadas a estrada é além de divertida para se pilotar sozinho, um espetáculo a parte sem dúvida, e também nesse trecho havia uma empresa fazendo manutenção no asfalto, como fora em praticamente todos os trechos da viagem. Sem esquecer das cooperativas de criação de galinhas  que de tantos em tantos quilômetros davam o ar de sua graça, no sentido mais do ar do que da graça.
Interessante como são as multinacionais, Tapejara é uma cidade do interior, nada de anormal, uma Igreja bonita, uma rua principal com bancos no canteiro central, transito tranquilo porém com semáforos. Vale comentar que eu tenho problema com semáforos, pois de tanto andar de moto entre Canela e Gramado, quando vou a outras cidades os primeiros dois semáforos eu quase esqueço de prestar atenção, mas depois passa. Mas voltando ao assunto das multinacionais, o fato é que o posto Shell de Tapejara, é idêntico a um outro Shell de grandes cidades, que beleza que é o padrão.

Dispensa comentários, baita edificação.
E foi nesse posto Shell que eu almocei um pastel e uma caixa de suco de laranja, para dali a 20 minutos tentar descobrir como chegar a Eurobier. Apesar de ficar no final da avenida principal da cidade não é uma empresa tão conhecida como deveria, visto a proporção da capacidade produtiva. Chegando ao portão da Cervejaria, não passava das 13 horas e não estranhei que ninguém atendesse ao interfone, e por conta disso resolvi encontrar um banco desses de praça ali por perto para aguardar o inicio do turno comercial normal.
Encontrei uma sombra na descida de um morro  com um banco de concreto e fiquei por ali bebericando o suco de laranja meio morno já e acompanhando o movimento da cidade enquando não abriam a EuroBier. Passado o tempo, fui recebido por um camarada que disse não poder me ajudar digamos, pois quem decidia era a esposa do dono ou o próprio dono. Pedi se podia aguardar um dos dois chegar e ele incrédulo e de certa forma blasé, me deixou esperando numa sala logo no hall de entrada.
Sala de espera...bem de boa.
 

Dali pude ver alguns tanques que me pareceram brassadores, mas não poderia afirmar, não entendi muito bem a configuração, e o ângulo não contribuía muito. Segui sentado pensando na furada que eu tinha entrado, pois caso não me atendessem o percurso  todo seria um pouco em vão, com ressalvas as paisagens da rodovia. O fato é que a dona chegou e me atendeu de maneira cordial sinalizando mais cordialmente ainda que não, não era possível olhar, visitar, tirar fotos, perguntar. Argumentei que havia conhecido a cervejaria numa matéria da Revista da Cerveja e que havia viajado 100 quilometros estritamente para aquela visita, e diante de nenhuma reação diferente ofereci o exemplar da Revista rabiscado com quilometragens e anotações de ordem de visitação para ela na mesma página onde figurava aquela empresa, agradeci e voltei para Passo Fundo.  Talvez 14:15, por aí. No fim das contas valeu a pena, lamentei só por não visitar a fábrica mas a proprietária foi educada e normas são normas.
 

Segue (*)
Cervejaria EuroBier
Av. Sete de Setembro, 3333
CEP - 99950-000
Tapejara-RS/Brasil
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário